Tipos de Visto Americano
Quais são os tipos de visto para entrar nos Estados Unidos?
Essa página é destinada a todos que pretendem realizar uma viagem para os Estados Unidos, mas não sabem qual tipo de Visto Americano se encaixa com o seu perfil. Portanto, iremos começar com uma listinha com os Tipos de Visto Americano, segundo o site oficial do Consulado Americano:
- B1/B2 – Turismo, negócios, férias e tratamento médico;
- B-1 – Atletas, amadores e profissionais;
- B-1 – Empregados domésticos ou babás;
- F-1/M-1 – estudante;
- J-1 – Viagens de intercâmbio, mestres e professores, pesquisadores e médicos;
- J-1 – Au pair (troca visitante);
- L-1 – Transferências Intra-Companhias;
- D – Tripulantes;
- C – Em trânsito nos Estados Unidos;
- A-1/A-2/A-3 – Diplomata ou oficiais de governos estrangeiros e seus familiares imediatos; Já o A3 é para os seus empregados;
- A-2 – Militares estrangeiros estacionados nos EUA;
- O-1 – Destinado a Estrangeiros com habilidades extraordinárias como, por exemplo, em Arte e Educação;
- H-1B – Funções especializadas em áreas que requerem conhecimento especializado;
- H-2A – Trabalhadores agricultores temporários;
- H-2B – Trabalhadores temporários realizando serviços;
- H-3 – Treinamentos em programas não essenciais;
- P-1 – Atletas de alta performance, artistas e profissionais do entretenimento;
- G-1 – Funcionário de uma organização internacional;
- R-1 – Trabalhador religioso;
- E – Comerciante ou investidor;
- I – Funcionário de mídias, como, por exemplo, jornalista;
- Q – Visitante internacional de intercâmbio cultural;
- U-1 – Vítima de Atividade Criminosa;
- T-1 – Vítima de Tráfico Humano;
Como solicitar o Visto Americano?
O processo de emissão do Visto Americano é complicado e muito temido, por conta da aprovação ou reprovação da solicitação do Visto Americano. Sendo assim, abaixo realizamos uma lista do passo a passo da solicitação do Visto EUA para turistas, que é uma das principais categorias deste processo.
- Primeiramente o solicitante deve se cadastrar no site do Consulado Americano. É importante guardar o usuário e a senha, pois terá que acessar esse portal mais vezes durante o processo. Após o cadastro ser realizado é necessário preencher o formulário DS-160, um formulário eletrônico. O preenchimento desse documento deve ser realizado com calma, pois ele é muito importante.
- Após realizar o preenchimento correto, o solicitante deve realizar o pagamento da Taxa Consular. Assim que realizar o pagamento, deve-se aguardar a compensação do mesmo, dentro de três dias úteis. Após esse prazo será liberado o calendário para agendar a entrevista com o CASV e o Consulado Americano.
- O solicitante deve comparecer ao CASV e ao Consulado Americano no dia e hora marcados. Portanto, o atendimento no CASV é mais tranquilo, nele será realizada a coleta das digitais, fotos e recolhimento de alguns documentos básicos.
- A entrevista com o Consulado Americano é mais rigorosa, a parte fundamental desse processo. Sendo assim, o solicitante deve comparecer no local no dia e hora marcada, munido de documentos essenciais.
- Em caso de aprovação do Visto Americano, o solicitante deve aguardar o prazo destinado pelo Consulado Americano para a confecção desse determinado documento.
Quais as documentações para tirar o Visto Americano?
Cada tipo de Visto Americano possui documentos específicos. Portanto, como acima falamos do Visto Americano para turistas, iremos direcionar os documentos essenciais para a emissão desse tipo de Visto EUA.
- Documento de identidade (RG);
- Comprovante de endereço;
- Passaporte – (com a validade mínima de seis meses);
- Averbação – (em caso de divorciados);
- Três últimos contracheques;
- Carteira de trabalho;
- Três últimos contracheques;
- Certidão de Casamento;
- Três últimos extrato bancários;
Dica importante:
Nossa dica para quem quer realizar o processo de emissão desse determinado documento, mas não sabe como, é que procure por uma Assessoria Especializada em Visto Americano. A mesma irá te auxiliar em todo esse procedimento, e então, você terá seu documento em mãos de forma rápida e fácil.
Qual o valor da taxa consular?
Cada tipo de Visto Americano possui um valor da taxa consular. Sendo assim, veja a tabela abaixo com os tipos de visto americano e o valor de cada taxa, de acordo com o site Official U.S. Department of State Visa Appointment Service.
Tipos de Visto Americano – Valores das Taxas do Visto Americano:
- Com o valor de $160 (dólar americano) – B) Visitante:Negócios, Turismo, Tratamento Médico; (C) Em trânsito pelos E.U.A;(D) Membro de Tripulação;(F) Estudante Acadêmico; (M) Estudante Vocacional/Não Acadêmico; (I) Membros da Mídia ou Jornalistas; (J) Visitante de Intercâmbio; (TD/TN) Profissional NAFTA; (T) Vítima de Tráfico; (U) Vítima de Atividade Criminosa;
- Com o valor de $190 (dólar americano) – (H) Trabalhador/Emprego Temporário ou Estagiários;(O) Pessoas com Habilidade Extraordinária;(P) Atletas, Artistas e Profissionais de entretenimento;(Q) Visitante de Intercâmbio Cultural Internacional;(R) Trabalhador Religioso; (L) Transferência na mesma empresa;
- Com o valor de $205 (dólar americano) – (E1) Negociador por Tratado;(E2) Investidor por Tratado;(E3) Profissional Australiano Especializado;
- Com o valor de $265 (dólar americano) – (K) Noivo(a) ou esposo(a) de um cidadão dos E.U.A;
Qual o melhor visto para morar nos EUA?
O famoso “cartão verde” dos Estados Unidos. O Green Card é o visto mais procurado para os solicitantes que desejam morar permanentemente nos Estados Unidos. Além disso, podem ter os mesmos direitos de um cidadão americano. No entanto, esse processo não é fácil de ser realizado.