Novo Formulário de Visto Americano pede informações de redes sociais e será implementado essa semana
O governo dos Estados Unidos lançou um Novo Formulário de Visto Americano que pode ser solicitado a aqueles que desejam aplicar o Visto Americano. Esse formulário pede informações das redes sociais do solicitante de até 5 anos e informações pessoais de 5 a 15 anos atrás.
As autoridades pedirão essas informações quando for determinado que “as informações são necessárias para confirmar a identidade do requerente” ou “conduzir uma verificação de segurança nacional mais rigorosa”. Essas informações foram dadas por uma autoridade do Departamento de Estado dos Estados Unidos na quarta-feira, 31/05/2017.
Críticas ao novo formulário do Visto Americano
Críticos dizem que as novas perguntas são excessivamente incomodas e que levariam a grandes atrasos no processo de obtenção do visto americano, desencorajando estudantes e cientistas internacionais a visitar o país.
Com as novas medidas, as autoridades dos consulados dos Estados Unidos podem pedir aos solicitantes todos os números de passaportes anteriores, dados de 5 anos de redes sociais, endereços de e-mail, números de telefone e 15 anos de informações pessoais, como endereços e histórico de emprego e viagens.
Imigração dos Estados Unidos
No ano de 2015, a agência do governo dos EUA fez 8.503 buscas em aparelhos para 383,2 milhões de pessoas que cruzaram a fronteira do país norte-americano naquele ano.
Em 2016 essas buscas subiram para 19.033 em aparelhos de celular e computadores. E nos seis primeiros meses de 2017 alcançou a marca de 14.993 aparelhos. Estima-se que esse número chegue a 30.000 ao fim do ano.
Visto Americano negado triplica no Brasil
Com o novo governo nos EUA, os números de visto americano negado para brasileiros vem aumentando drasticamente. Segundo alguns dados da embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a taxa de recusa para visitantes do Brasil aumentou em três vezes em comparação com 2015, a taxa que era de 5,36% foi para 16,7%. Em 2014, apenas 3,2% dos que faziam a aplicação tinham o visto americano negado.
Por S2 Vistos e Passaportes